ELASTICIDADE-PREÇO DA GASOLINA
Após o meu Tweet de ontem, um “sabichão” disse que matei a aula de Micro.
Optei em procurar papers aprovados em Congresso importante que calculava a elasticidade. Trago agora os dados para o “entendido” ver. Risos.
Após o meu Tweet de ontem, um “sabichão” disse que matei a aula de Micro.
Optei em procurar papers aprovados em Congresso importante que calculava a elasticidade. Trago agora os dados para o “entendido” ver. Risos.
Coloco apenas dois trechos de um paper recente para que os entendidos de mercado que disseram que não sei nada de micro ficarem sabendo que devem estudar um pouco mais. Kkkk
“No Brasil, Alves e Bueno (2003) utilizaram as técnicas de cointegração para estimar a elasticidade preço
“No Brasil, Alves e Bueno (2003) utilizaram as técnicas de cointegração para estimar a elasticidade preço
elasticidade preço da gasolina, a elasticidade preço cruzada entre gasolina e álcool e a elasticidade-renda da gasolina para o período de 1974 a 1999. Partindo do princípio que as duas variáveis mais importantes para definir a demanda por gasolina são a renda da população e o
e o preço do combustível, neste modelo além destas variáveis os autores utilizaram o preço do álcool hidratado também como variável explicativa. Nos resultados obtidos, a demanda por gasolina no Brasil foi considerada levemente inelástica no longo prazo e completamente inelástica
completamente inelástica no curto prazo. “
“Os resultados obtidos pelo autor, indicando que a demanda por gasolina no Brasil era inelástica, tanto em relação a variações nos preços deste combustível, quanto em relação às variações da renda dos consumidores.
“Os resultados obtidos pelo autor, indicando que a demanda por gasolina no Brasil era inelástica, tanto em relação a variações nos preços deste combustível, quanto em relação às variações da renda dos consumidores.
A variável dummy, utilizada na segunda equação, apresentou um coeficiente em torno de - 0,137, significando dizer que a demanda por gasolina no Brasil tornou-se mais elástica partir de 2003, fazendo com que a elasticidade-preço aumentasse de -0,197 para -0,334.”
Ou seja, o Tweet de ontem estava bem correto. E o bem é mais inelástico do que eu pensei. Claro que cada cidade tem a sua particularidade e a sua elasticidade.
Sem nada a acrescentar para esse sabichão. Padrão Fintwit Brasil.
Sem nada a acrescentar para esse sabichão. Padrão Fintwit Brasil.
Loading suggestions...