"Encontramos uma agulha no palheiro", comentou o principal autor do estudo, Tomer Shenar, em um comunicado. Um buraco negro adormecido nove vezes a massa do Sol foi encontrado fora da Via Láctea pela primeira vez, no que os pesquisadores chamaram de “descoberta muito emocionante”
Embora não seja o primeiro candidato, um pesquisador da Universidade de Sheffield diz que este buraco negro é “o primeiro a ser detectado inequivocamente fora da nossa galáxia” (FONTE)⬇️ eso.org
Foram seis anos de observação com o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile, para chegar ao fenômeno inédito. Buracos negros de massa estelar são formados quando estrelas massivas chegam ao fim de suas vidas e colapsam sob sua própria gravidade
Uma galáxia satélite da nossa Via Láctea. Os buracos negros adormecidos são particularmente difíceis de detectar, pois não interagem muito com o ambiente. “ Há mais de dois anos, procuramos esses sistemas binários de buracos negros ”, Julia Bodensteiner, pesquisadora do ESO.
Confirmando a probabilidade do que chamou de “cenário de colapso direto”, ou seja, um colapso sem explosão, Shenar acredita que isso tem “implicações enormes para a origem das fusões de buracos negros no cosmos”.
Loading suggestions...