Rodrigo da Silva
Rodrigo da Silva

@rodrigodasilva

23 Tweets 23 reads Oct 22, 2022
Produzi uma linha do tempo narrando a ascensão de Alexandre de Moraes ao cargo mais alto da Justiça do país até a eleição de Jair Bolsonaro.
Num país onde o cinismo é a ideologia nacional, a memória é a oposição.
Boa leitura:
Maio de 2016.
Alexandre de Moraes é o Secretário de Segurança de São Paulo sob o governo de Geraldo Alckmin.
Protestos em defesa de Dilma Rousseff eclodem pelo país. Moraes os condena chamando-os de "atos de guerrilha" com "atitudes criminosas".
www1.folha.uol.com.br
Agosto de 2016.
Alexandre de Moraes é o Ministro da Justiça sob o governo Temer. Ele diz que o Brasil "precisa de mais armas e menos pesquisas".
“Não é possível que se aguarde nove meses para comprar fuzis”, avalia.
otempo.com.br
Setembro de 2016.
Em editorial, Estadão pede a renúncia de Alexandre de Moraes. Diz que ele "não tem mais condições de permanecer no cargo, se é que algum dia as teve" e que "seu despreparo para tão importante função já estava claro havia algum tempo".
opiniao.estadao.com.br
Janeiro de 2017.
Ex-ministros da Justiça e juristas pedem a renúncia de Alexandre de Moraes. A carta é assinada, entre outras pessoas, pelos petistas José Eduardo Cardozo, Tarso Genro e Eugênio Aragão.
Alexandre é chamado de populista e irresponsável.
migalhas.com.br
Janeiro de 2017.
O deputado federal do PT, Wadih Damous, acusa Alexandre de Moraes de ser um “despreparado moral e intelectualmente”, além de um “fascista e mentiroso”.
pt.org.br
Janeiro de 2017.
Alexandre de Moraes estampa a capa da revista Época, do Grupo Globo.
Ele é chamado de "O Homem Errado" porque "fala demais" e "compra brigas desnecessárias por onde passa".
epoca.oglobo.globo.com
Fevereiro de 2017.
Em Editorial, Carta Capital condena a nomeação de Alexandre de Moraes para o STF e questiona se ele “será independente ao julgar o “Santo”, vulgo Geraldo Alckmin, seu padrinho político”.
cartacapital.com.br
Fevereiro de 2017.
O Buzzfeed publica uma lista com uma série de imóveis de alto padrão adquiridos por Alexandre de Moraes entre 2006 e 2009.
Alexandre definitivamente não é bem quisto pelos profissionais de imprensa.
buzzfeed.com
Fevereiro de 2017.
O Partido dos Trabalhadores lança um dossiê em seu site oficial listando as polêmicas e as controvérsias de Alexandre de Moraes, um ministro chamado pelo partido de "golpista".
pt.org.br
Fevereiro de 2017.
O jornal francês Le Monde descreve Alexandre de Moraes como alguém "truculento e autoritário".
lemonde.fr
Fevereiro de 2017.
Alexandre de Moraes é indicado ao STF, gerando protestos no Rio e em São Paulo, organizados por movimentos sociais.
Um abaixo assinado contra ele, promovido por esses grupos, reúne 266 mil assinaturas.
pt.org.br
Fevereiro de 2017.
A senadora Gleisi Hoffmann, do PT, diz que a indicação de Moraes ao STF é “prejudicial à democracia” por se tratar de um “militante partidário que faz perseguição política à oposição”.
www12.senado.leg.br
Fevereiro de 2017.
A imprensa divulga um vídeo em que Alexandre de Moraes acusa o PT de ter realizado "um governo corrupto, que foi colocado pra fora do Brasil pela corrupção, pela falta de vergonha na cara, de quem roubava bilhões e bilhões".
Fevereiro de 2017.
Em sabatina no Senado para a vaga no STF, Alexandre de Moraes, critica o ativismo judicial. Ele diz que conflitos "devem ser resolvidos em uma aplicação equilibrada e harmônica do princípio da separação de funções estatais".
g1.globo.com
Março de 2017.
O PT publica matéria em seu portal dizendo que a "Justiça é muita areia para a caçambinha de Moraes". Também o acusa de ser ligado ao PCC. A justiça tira o artigo do ar.
O PT chama a decisão de “atentado à democracia”.
oglobo.globo.com
Março de 2017.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini, diz que Alexandre de Moraes revela uma “face autoritária e incompatível com uma sociedade democrática e transparente”.
pt.org.br
Outubro de 2017.
Alexandre de Moraes diz que as novelas da Globo glamorizam o tráfico de drogas.
"Mostra aqueles bailes funk, fuzil na mão, colarzão de ouro, mulheres fazendo fila para os líderes do tráfico, só alegria."
www1.folha.uol.com.br
Março de 2018.
Alexandre de Moraes:
“No Brasil se confunde moleza com pessoas progressistas. Se você é molenga, você é amada pela mídia e é progressista. Se você quer aplicar a lei, quer fazer justiça, você no mínimo é chamado de fascista.”
www1.folha.uol.com.br
Abril de 2018.
Moraes vota a favor da prisão de Lula em segunda instância.
"O princípio da presunção de inocência não pode ser interpretado de maneira isolada, de uma maneira absolutamente prioritária em relação a outros princípios constitucionais."
noticias.r7.com
Junho de 2018.
Moraes critica a censura a sátiras de políticos nas eleições.
"Quem não quer ser satirizado, fica em casa. (...) Querer evitar isso por meio de uma ilegítima intervenção estatal na liberdade de expressão é absolutamente inconstitucional."
noticias.uol.com.br
Junho de 2018.
Alexandre de Moraes nega os pedidos de defesa e mantém Lula preso. É a pá de cal nas pretensões do petista ser candidato à presidência.
Em poucos meses, o Palácio do Planalto será ocupado por um novo morador. Seu nome é Jair Bolsonaro.
www1.folha.uol.com.br

Loading suggestions...