"Nunca fomos tão felizes". Essa era a capa da revista IstoÉ publicada em 2010, último ano do governo Lula, destacando que os brasileiros estavam comprando casas, carros, viajando e realizando sonhos até então inatingíveis. Vamos relembrar outras manchetes nos governos do PT?
👇🧶
Em abril de 2009, após quitar de forma antecipada sua dívida com o FMI, o Brasil se tornou credor da instituição. Ao invés de se humilhar atrás de empréstimos e se submeter aos ditames do FMI como fazia até os anos 90, o país passou a emprestar o dinheiro e acumular reservas
👇🧶
Em 2011, após acumular sucessivas altas do PIB e um crescimento médio de 4% ao ano, o Brasil se tornou a 6ª maior economia do mundo. O país ultrapassou o PIB do Reino Unido, a segunda maior potência da Europa, e viu seu PIB se aproximar em valores brutos, da Alemanha.
👇🧶
Um estudo da FGV publicado em 2009 comprovava que o governo Lula havia atingido o status de período de maior mobilidade social na história do Brasil. Entre 2003 e 2008, 60% dos brasileiros tiveram incremento de renda e 32 milhões de pessoas passaram para a classe média.
👇🧶
O incremento da renda e do consumo foi tão expressivo durante o governo Lula que o setor aéreo registrou uma expansão de 60 milhões de passageiros. Em 2010, pela primeira vez na nossa história, havia mais gente viajando de avião do que de ônibus.
👇🧶
O número de estudantes universitários quase triplicou nos governos do PT. Entre 2003 e 2016, foram criadas 19 novas universidades federais, dobrando o número de vagas no ensino superior público. Um milhão e meio de jovens conseguiram bolsa de estudos integral via Prouni.
👇🧶
O perfil do ensino superior público também mudou. Antes elitizadas, voltadas ao usufruto dos filhos da classe média alta e da elite, as universidades testemunharam uma enorme popularização com o ingresso de estudantes de baixa renda, oriundos das escolas públicas.
👇🧶
Como fruto desse processo de popularização do ingresso, da reforma do ENEM e da política de cotas, os negros se tornaram, pela primeira vez na história do Brasil, maioria nas universidades públicas.
👇🧶
O crescimento da economia, a geração de 20 milhões de empregos, os programas de transferência de renda e o fortalecimento da rede de proteção social permitiram ao Brasil tirar 36 milhões de pessoas da miséria. O país chegou a liderar mundialmente o combate à pobreza.
👇🧶
Programas como Fome Zero e Bolsa FAmília fizeram com que a subnutrição fosse reduzida em 82% e levaram à erradicação da fome crônica. O Brasil se tornou referência mundial no combate à subnutrição e Lula recebeu da ONU o prêmio de Campeão Mundial da Luta Contra a Fome.
👇🧶
Graças à redução expressiva da subalimentação e o aumento em larga escala da segurança alimentar, o Brasil deixou de integrar, pela primeira vez na história, o Mapa da Fome da ONU.
👇🧶
Mais de 20 milhões de empregos formais foram criados nos governos do PT. Em, 2014, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 4,8% - a menor da história e uma das menores do mundo. Um índice análogo ao estado de pleno emprego.
👇🧶
Eram tantas vagas que o Brasil tinha déficit de profissionais em alguns setores. O país chegou a registrar por um período a reversão do fluxo migratório. Havia mais estrangeiros vindo para o Brasil em busca de emprego do que brasileiros se mudando para outros países
👇🧶
A prosperidade do país se refletiu na melhoria da qualidade de vida nas periferias. O país assistiu, pela primeira vez, uma tendência de redução no número de pessoas vivendo em favelas e habitações precárias: queda de 16% entre 2000 e 2010.
👇🧶
A mortalidade infantil caiu de forma acentuada nos dois mandatos de Lula, em ritmo muito superior à média mundial. A taxa despencou de 62 mortes por mil nascimentos em 1990 para 14 mortes por mil nascimento em 2012.
👇🧶
Os governos de Lula e Dilma também se destacaram pelo combate ao desmatamento. Entre 2004 e 2014, o desmatamento da Amazônia foi reduzido em 82%. A ONU apontou o Brasil como o país que mais combatia o desmatamento no mundo.
👇🧶
Entre 2001 e 2015, o Brasil respondeu, sozinho, por 50% da queda de emissão de CO2 em todo o planeta Terra. Isso é, fomos responsáveis por metade de todo o esforço mundial contra o aquecimento global.
👇🧶
No relatório divulgado durante a cúpula sobre as mudanças climáticas sediada em Bonn, ao ONU não poupou elogios ao Brasil. "As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e sua contribuição para retardar o aquecimento global não têm precedentes", diz o documento.
👇🧶
O Brasil conseguiu conciliar preservação ambiental com crescimento econômico e desenvolvimento social. Ao mesmo tempo em que era elogiado pela queda do desmatamento, o governo Lula restaurava a indústria naval, transformando-a na 6ª maior do mundo - ultrapassando os EUA.
👇🧶