luiz antonio simas
luiz antonio simas

@simas_luiz

14 Tweets 2 reads Feb 15, 2023
1 - Já que tenho feito fios sobre futebol, mando mais um, resumindo um texto do meu livro "Ode a Mauro Shampoo e outras histórias da várzea" sobre a maior epopeia de todos os tempos: uma excursão que o time o Santa Cruz fez à Amazônia, em 1943. Preparem-se. (+)
2 - A excursão começou na escuridão da noite, já que a 2 ª Guerra Mundial pegava fogo e submarinos nazistas rondavam a costa brasileira afundando navios. A embarcação que levava a equipe navegou às escuras, escoltada pela Marinha de Guerra. (+)
3- Depois de alguns jogos em Belém, com vitória sobre a Tuna Luso, empate com o Paysandu e derrota para o Remo, o elenco prosseguiu viagem em direção a Manaus, de carona em um navio-gaiola que subia o Rio Amazonas rebocando um batelão que levava alimentos ao Acre. (+)
4- O trajeto até Manaus durou quinze dias, com direito a três dias em que a embarcação não pode seguir por um motivo muito simples: um grupo de ribeirinhos armados de bordunas sequestrou o time para pegar os alimentos da delegação. (+)
5- Resolvido o entrevero, sem comida, a equipe chegou à capital do Amazonas. Depois de uma derrota para o Olímpico [3x2] e uma vitória sobre o Nacional [6x1], o chefe da delegação, Aristófanes de Andrade, e seis jogadores foram atacados por violenta infecção intestinal. (+)
6- A infecção foi acompanhada de um piriri digno da pororoca. Ainda assim, e com a presença de alguns heróis que se borravam em campo, o Santa de despediu de Manaus metendo 3 a 1 no Rio Negro. Mas calma: o pior ainda estava por vir. (+)
7- Durante a descida do Amazonas, o goleiro King e o centroavante Papeira pioraram da disenteria. Era febre tifoide. De volta a Belém, e mesmo com a doença, o time derrotou o Remo. O goleiro King morreu 48 h depois do jogo e foi enterrado por lá. Logo depois morreu Papeira. (+)
8- Sem ter como voltar a Pernambuco, a delegação ainda ficou vinte e tantos dias no Pará. O saldo era brabo: dois defuntos e outros tantos com a febre tifoide e risco de morte. (+)
9- Quando finalmente conseguiram transporte em uma embarcação para o Recife, com parada em São Luís, os jogadores tiveram que se contentar, sem um tostão furado, em embarcar na terceira classe, ao lado de 35 homicidas que a polícia paraense resolvera deportar pro Maranhão. (+)
10 - Durante os dias no Maranhão, para conseguir levantar algum dinheiro, o time realizou três amistosos. Com metade dos jogadores se recuperando do tifo e o goleiro e o centroavante mortos, o cozinheiro e o massagista tiveram que entrar em campo para compor o elenco. (+)
11- Pensam que acabou? Necas de pitibiribas. Perto do Ceará o comandante do navio recebeu a notícia de que havia submarinos alemães na área. O navio retornou ao Maranhão e os jogadores resolveram voltar a Pernambuco por terra. (+)
12- Pegaram carona em um trem de carga até Teresina (onde o time jogou amistosos em troca de comida e um jogador foi esfaqueado após uma confusão na zona) e de lá conseguiram embarcar em um ônibus até Fortaleza. Do Ceará, finalmente, deram um jeito de voltar a Pernambuco. (+)
13 - A excursão da morte durou três meses, com vinte e oito partidas disputadas, dois mortos, vários doentes, um esfaqueado, sequestro, cerco de nazistas, vitórias milagrosas, viagem em trem repleto de assassinos e o escambau. Não conheço epopeia maior. (+)
14 - A história da excursão me foi contada primeiro pelo meu avô, pernambucano, repercutiu na imprensa local, foi descrita em algumas reportagens e é um capítulo do meu livro sobre Shampoo. Deveria virar série de algum streaming. Estão marcando bobeira de não produzir. FIM.

Loading suggestions...