luiz antonio simas
luiz antonio simas

@simas_luiz

5 Tweets Feb 15, 2023
Deixando o futebol de lado, hoje é o Dia Nacional do Samba. Por quê? Nei Lopes e eu explicamos no Dicionário da História Social do Samba. O dia foi criado a partir do “1º Congresso Nacional do Samba”, realizado em 1962, no Rio, sob a inspiração do etnólogo Edison Carneiro. (+)
O “Dia do Samba” foi oficializado a partir da lei estadual nº 554, de 28 de julho de 1964. A data da efeméride, dois de dezembro, faz referência à assinatura do documento final do congresso, a importante “Carta do Samba”. (+)
A carta, redigida por Edson Carneiro, expressava, cito, “um esforço por coordenar medidas práticas e de fácil execução para preservar as características tradicionais do samba sem, entretanto, lhe negar ou tirar espontaneidade e perspectivas de progresso”. (+)
Definindo as características do samba (coreografia e música) o texto de Edison Carneiro afirmava: “Música, o samba caracteriza-se pelo constante emprego da sincopa - deslocamento agradável da acentuação rítmica, induzindo ao bamboleio e ao requebrado".
Continua a carta: “Preservar as características tradicionais do samba significa, portanto, em resumo, valorizar a síncopa. (...) ”. É isso, minha gente. Nos sessenta anos do Congresso Nacional do samba, viva o samba e viva Edison Carneiro, gigante intelectual afro-brasileiro.

Loading suggestions...